quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que se comemora em 1º de Agosto?


Profª. Marcia Regina Nava Sobreira

Existe ainda um equívoco histórico cometido por uma parcela da população bauruense e principalmente por migrantes que diariamente transitam pela cidade. Trata-se do número de anos que a cidade de Bauru possui; tem 115 anos contando-se a partir de 1o de agosto de 1896. No entanto, isto não corresponde a realidade, pois em 1885 Antonio Teixeira do Espírito Santo e sua mulher fizeram doação de parte de suas fazendas de uma área de 57 hectares e 25 ares para a formação do patrimônio, denominado Bahuru e, em 1893, outra doação foi acrescida a esta por Veríssimo Antonio Pereira e sua mulher de uma área de 134 hectares e 80 ares, divisão das Fazendas: Água Parada, Bauru e Batalha. Além disso em 1893 já se constituía num Distrito de Paz e possui em 1895 duzentos e vinte e cinco eleitores cadastrados.
Assim, em 1o de agosto de 1896, o que se comemora é a aprovação da Lei n. 428, assinada por Manuel Ferraz de Campos Sales, mudando a sede do município de Espírito Santo da Fortaleza para Bauru: Art. 1o “O Município de Espírito Santo da Fortaleza passa a denominar-se Bauru, mudando-se para esta última povoação a sua sede”.
Bauru tem 115 anos, como município e não como cidade.
O que pode ter até hoje feito perdurar a confusão de anos, além da falta de informação, é o fato de ter sido disputado a aprovação de mudança da sede pelos vereadores locais com o de Espírito Santo da Fortaleza tornando-se até um acontecimento curioso registrado pela história. Por ocasião da escolha de novos vereadores para a Câmara Municipal de Fortaleza para o triênio (1896-1898), foram realizadas eleições. Instalando-se para isto, duas seções eleitorais: uma no Espírito Santo da Fortaleza e outra no Distrito de Paz do Bauru.
Ao se realizar a apuração dos votos o presidente da Câmara de Fortaleza José Theodoro Petento denunciou haver irregularidade na eleição, pois o Distrito de Bauru elegera todos os seus candidatos a vereadores. Visto que anteriormente havia sido feito em Bauru, um novo cadastramento eleitoral aumentando os eleitores de Bauru, enquanto que em Fortaleza não havia sido feito o mesmo.
Os vereadores José Theodoro Petente e Cornélio Brantes Freire da Rocha oficializaram o seu protesto remetendo-o ao Tribunal de Justiça do Estado. Este suspendeu a apuração por 3 meses.
A fim de ganhar tempo, o vereador Petente, no início de 1896, já de posse do resultado desfavorável aos fortalecenses começou a faltar as primeiras reuniões da nova Câmara com o objetivo de não comunicar o veredito aos bauruenses, fato este descoberto por Domiciano Silva.
Prevenido de qualquer atitude de represaria de Petente, no dia da posse da nova Câmara, em 7 de janeiro de 1896, Domiciano juntamente com os outros vereadores bauruenses, combinaram a seguinte estratégia: A sessão estava marcada para as 10:00hs, todavia os vereadores adiantaram os seus relógios em 30 minutos, chegando a Fortaleza marcando as 10:00hs, horário fictício. Não estando presente o presidente da Câmara, José Petente, Domiciano como vice assumiu a presidência e abriu os trabalhos.
O vereador João Antonio Gonçalves, em concordância com Domiciano, apresentou uma indicação a Câmara, no sentido de transferir a sede da Câmara para Bauru: “Considerando que os vereadores que compõem a Câmara Municipal do Espírito Santo da Fortaleza são todos residentes na próspera e futurosa povoação de Bahuru; que aquella povoação dista mais de 4 leguas da decadente Villa de Fortaleza. (...). Indico que seja elevada à Villa, a povoação de Bahuru, pedindo-se para esse acto a approvação do Governo do Estado e desde este dia se considere mudada para aquella Villa a sede da municipalidade, dando se disto conhecimento ao Governo do Estado”.
Esta indicação foi aprovada unanimemente.
Quando Petente e os demais vereadores de Fortaleza chegaram, às 10:00hs, para a sessão da Câmara, já era tarde demais, apesar dos protestos e apelação ao Tribunal de Justiça, por parte dos Fortalecenses, Bauru depois de 6 meses da tramitação do processo, conseguiu que fosse aprovada a mudança da sede. Houve a intervenção do Deputado Estadual Ezequiel Ramos que trabalhou em favor de Bauru.
Os bauruenses comemoraram o fato com grande satisfação, pois Bauru, nesta época, já apresentava um desenvolvimento bem maior do que Fortaleza e era um pólo atrativo de imigrantes e migrantes. Fortaleza em 1910 tornou-se uma estação ferroviária denominada Piatã e desapareceu como povoação.
A partir de 1888 Bauru já recebia as primeiras famílias de imigrantes italianos e em 1892 de espanhóis, que foram povoando a pequena povoação, que começou a ter uma grande desenvolvimento logo depois do inicio da construção da E.F. Noroeste do Brasil em 1905, transformando-se hoje num grande centro comercial do Estado de São Paulo.

Um comentário:

  1. sou descendente de José theodoro Petente,

    meu nome é Daniel Petente 11 967313275

    ResponderExcluir